Manter a contabilidade em dia é a chave para o crescimento empresarial

22 de julho de 2024

Por que manter a contabilidade em dia é fundamental para o crescimento empresarial?

A contabilidade é um pilar fundamental para o sucesso de qualquer empresa, grande ou pequena. Afinal, ela não apenas garante que as finanças estejam em ordem, mas também fornece insights críticos para a tomada de decisões estratégicas.


Manter a contabilidade atualizada é essencial para entender a saúde financeira da empresa, além disso, cumprir com as obrigações fiscais, e planejar o futuro.


Uma boa contabilidade significa muito mais do que clareza de gestão. Também diz muito sobre a saúde financeira da empresa.


Portanto, não manter uma organização contábil adequada é o mesmo que se perder dentro dos processos de gerenciamento. E sem que você perceba, pode estar direcionando a empresa para a falência.


Na leitura a seguir vamos explicar como esse tipo de solução inteligente pode ser utilizado como diferencial competitivo para a sua empresa na gestão de suas finanças, no processo de tomada de decisão, análise das demonstrações financeiras e outros processos dentro dela.


Como uma Assessoria Contábil pode ajudar sua empresa?

A assessoria contábil é um trabalho altamente especializado, desenvolvido por profissionais com conhecimento na área tributária, contábil, de recursos humanos e outras correlacionadas.


Além disso, ela determina o caminho mais viável para fazer seu negócio deslanchar.


Não adianta fugir dessa premissa e acreditar que entendendo um pouco de contabilidade é suficiente para o seu negócio.


Um profissional com formação na área, além de realizar as tarefas rotineiras da contabilidade, poderá orientá-lo para possíveis equívocos na gestão contábil.


Os serviços prestados por uma assessoria contábil apresentam como vantagem principal o foco na atividade específica, além de serem desenvolvidos por profissionais com conhecimentos amplos na área e com atualização frequente sobre os assuntos específicos.


Este ponto é crucial para os assuntos da área contábil e afins. Afinal, eles possuem mudanças constantes e uma alta complexidade.


Dessa forma, investir nesse tipo de assessoria é essencial para evitar erros, multas e problemas administrativos, além de outras preocupações para sua organização.


Uma assessoria também procura sempre adequar os serviços de acordo com a estrutura de seu negócio, independentemente do tamanho de sua empresa ou atividade que é desempenhada. Com isso, buscará trazer os melhores resultados e economias possíveis.


Como a assessoria contábil pode beneficiar o seu negócio?

Mesmo antes da abertura do seu negócio você já pode contratar uma assessoria. Com o auxílio dos profissionais desta área é possível escolher o melhor regime de tributação para formalizar sua empresa.


Entretanto, se ela já iniciou não há problema, porque a assessoria pode ajudar com a elisão fiscal, permitindo adequar a empresa ao formato tributário mais vantajoso e trazer importantes economias com estudos e projeções.


Caso ela esteja enquadrada em um determinado regime tributário e os especialistas entendam que ele não seja o mais adequado, poderão indicar a troca por outro tipo ou, até mesmo, a divisão dos negócios da empresa.


Outra possibilidade são as economias tributárias geradas com a compensação de impostos, que também podem ocorrer mediante a estudos tributários.


Entretanto, eles devem ser feitos sempre por profissionais da área, já que requerem amplo conhecimento e cálculos específicos para seu aproveitamento.


Multas, juros e outras questões envolvendo a correta elaboração e envio de informações tributárias também são otimizados com a contratação de uma assessoria contábil.


Esta é outra possível fonte de economia e racionalização de recursos em uma empresa. Logo, uma das maiores vantagens deste tipo de serviço.


A Contabilidade deixa sua empresa atualizada

Tanto a parte tributária quanto a parte trabalhista têm passado por diversas mudanças nos últimos tempos. Isso exige muito estudo e atenção dos profissionais da área em relação às atualizações das informações empresariais.

Com isso, organizações que buscam os serviços de assessoria contábil garantem atualização constante e que estarão sempre de acordo com as últimas regras emitidas, o que é essencial para evitar problemas presentes e futuros com o fisco e órgãos fiscalizatórios.


Adicionalmente, empresas que fazem vendas para outros Estados ou ainda que possuem uma rotatividade muito grande de funcionários acabam tendo um volume muito grande de documentação para preencher e precisam de auxílio na codificação e envio de tais informações.

Logo, buscar auxílio altamente especializado e comprometido é um diferencial para a manutenção das atividades e para evitar erros.


Afinal, no dia-a-dia os profissionais também podem auxiliar. Seja em eventuais dúvidas ou problemas que ocorram em relação à estas rotinas.


A Contabilidade melhorando o processo de gestão empresarial.

Uma boa assessoria contábil também desempenha um papel fundamental junto ao processo de gestão.


O gestor passa a ter em mãos dados diferenciados para o processo de tomada de decisão. Assim, pode contar com a ajuda destes profissionais para interpretar as informações.


Outra possibilidade é a implementação e uso de importantes ferramentas como, por exemplo, o fluxo de caixa.


Assim, o tomador de decisão passa a conhecer melhor o fluxo de entradas e saídas. E, combinado às demonstrações contábeis, poderá demonstrar diferentes pontos de vista da empresa.


A assessoria também pode demonstrar o impacto das contas de despesa no resultado e de como está o histórico de sua evolução.


Com isso, o gestor poderá tomar decisões para substituição, diminuição ou corte dos gastos.


Outras possibilidades estão relacionadas às receitas e sua maximização ou ainda à projeção dos resultados, auxiliando como a organização vai atingir os seus objetivos.


Logo, a assessoria é uma forma importante de apoio nas tomadas de decisão e um diferencial competitivo para a organização.


Como escolher uma boa assessoria contábil?

Para usufruir dessas e outras vantagens é preciso procurar uma empresa com solidez no mercado e que se adeque a realidade da sua empresa.


Adicionalmente, procure conhecer um pouco mais sobre a especialidade dos colaboradores. Também, entender como cada um deles pode ajudar nas questões específicas que você possui em sua organização.


Outro ponto é a opinião de clientes já atendidos pela assessoria.


Procure buscar a opinião deles e entenda como a assessoria solucionou as questões que eles possuíam.


A comunicação também é importante, então questione como ela será feita, quais são os canais e a disponibilidade dos profissionais.


Também busque saber a periodicidade dos relatórios, já que eles serão essenciais para a sua empresa.


Conhecer e entender o formato e o conteúdo deles é outro fator de destaque para a escolha da empresa. Afinal, o gestor precisa ter confiança e adequação às informações que receberá.



Fonte: Portal Contábeis.

Por João Silveira 9 de dezembro de 2024
O ano já está com os dias contados e com isso já temos aberta a temporada das festas de final de ano das empresas. A confraternização da firma é um momento que divide opiniões tanto entre empregadores quanto funcionários, mas para passar por ela, independente da situação, algumas regras básicas de convívio podem ajudar. Para tentar passar esse período sem sustos ou constrangimentos, a especialista em etiqueta, Diane Gottsman, contou ao Business Insider algumas dicas para os funcionários não errarem no momento das comemorações. 1. Não falte à festa Embora você possa preferir passar seu tempo em outro lugar, Gottsman explicou que participar desses eventos é uma extensão da sua marca profissional. "Eu chamo de festividades obrigatórias ou diversão obrigatória, porque mostra que você está engajado com sua empresa. É dizer ao seu chefe que você se importa com sua posição na empresa", disse ela. 2. Tenha atenção ao que bebe Gottsman disse que outra coisa a ser observada é o quanto você bebe, mesmo que todos os outros — incluindo seu chefe — estejam num ritmo acelerado de consumo. "Este não é o momento de ficar bêbado e perder sua credibilidade, porque você ainda tem que ir trabalhar no outro dia", disse ela à BI. Por outro lado, não se sinta compelido a beber se não quiser. "Se você não bebe por qualquer motivo, não precisa dar uma desculpa ou um motivo", explicou Gottsman. Se você se sentir mais confortável em beber água ou refrigerante, faça isso. 3. Confirme sua presença com antecedência Se houver uma confirmação de presença no convite, significa que o anfitrião está contando o número de pessoas para garantir que haja comida e bebidas suficientes para cada convidado, disse Gottsman. É por isso que é importante responder em tempo hábil. Ela também disse que, depois de confirmar sua presença, você assumiu um compromisso do qual não deve recuar. 4. Não seja o primeiro a ir embora É melhor não sair antes do tempo em uma festa corporativa de fim de ano. Gottsman disse à BI que sair muito cedo pode dar a impressão de que você está ansioso para sair, o que não deixa uma boa impressão. "Se você chegar lá e sair 20 minutos depois, as pessoas vão notar", disse ela. No entanto, Gottsman também disse que você não deve ficar muito além do tempo previsto. Por exemplo, ela disse que se o evento terminar às 23h, você ficou muito tempo se ainda estiver lá às 23h30 ou 23h45. Quer curtir mais com os colegas? Marque com eles em outro lugar depois festa. 5. Entrose com os demais Ao participar de uma festa de fim de ano, use a oportunidade para fortalecer seus relacionamentos na empresa e conhecer novas pessoas. "Você não deve ficar sentado", Gottsman disse à BI. "Você deve se misturar e se misturar, a menos que esteja comendo. Mas se estiver sentado e alguém se aproximar de você, você sempre deve ficar de pé para uma apresentação." Com informações Exame Carreira Fonte: Portal Contábeis.
Por João Silveira 6 de dezembro de 2024
A primeira parcela do 13º salário foi depositada aos trabalhadores no último dia 29 de novembro e, agora, os brasileiros estão à espera da segunda cota, isso para aqueles que o pagamento foi dividido em duas parcelas. Nessa época que entra um dinheiro a mais,o que muitos têm dúvida é como utilizar essa renda extra de maneira assertiva e fazer com que ela renda mais. Para educadores financeiros, a melhor estratégia é usar o 13º salário como uma ferramenta de organização financeira, ainda que a gratificação costume ser usada para o consumo imediato. Só para este ano de 2024, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) estima que 92,2 milhões de brasileiros terão o pagamento da gratificação de Natal, com valor médio em R$ 3.096,78, considerando as duas parcelas. Na tentativa de aproveitar da melhor forma o 13º, especialistas, ao InfoMoney, explicam como a renda extra pode se transformar em uma base para o futuro, além de garantir maior segurança e tranquilidade financeira para os anos seguintes, confira: Priorize o pagamento de dívidas: pagas dívidas com altas taxas de juros traz alívio financeiro imediato e melhora a saúde do orçamento; Construa uma reserva de emergência: especialistas indicam a aplicação do salário extra em títulos públicos, enquanto outros em Certificados de Depósito Bancário (CDB); Pense a longo prazo: não há idade para começar a investir em planos previdenciários e o planejamento deve começar o quanto antes; Invista o que for possível: especialistas alertam que a escolha de ativos depende do perfil de risco de cada pessoa e de seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Para um perfil conservador, recomenda-se opções como Tesouro Selic e CDBs com liquidez diária, enquanto para um perfil moderado é melhor optar por Fundos Imobiliários, Tesouro IPCA+ e CDB de médio prazo. Já para quem tem um perfil arrojado, há opções nas ações e nos ETFs. Com informações do InfoMoney Fonte: Portal Contábeis.
Por João Silveira 4 de dezembro de 2024
Na última sexta-feira (29) a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) divulgou em edição extra no Diário Oficial da União (DOU) a prorrogação do edital PGDAU n. 7/2024, que permite que Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs) renegociem débitos do Simples Nacional na dívida ativa. Assim, MPEs interessadas em renegociar dívidas com condições facilitadas podem aderir ao edital até às 19h (horário de Brasília) do dia 31 de janeiro de 2025 pelo site do Regularize. O prazo original acabava dia 29 de novembro deste ano. O edital define que as condições de pagamento e os benefícios variam conforme o perfil do contribuinte e o débito, sendo analisado o grau de recuperabilidade da dívida. O valor do débito deve ser igual ou inferior a 20 salários mínimos e o valor das prestações não poderá ser inferior a R$ 25 para MEI e R$ 100 para os demais contribuintes. As MPEs, de modo geral, poderão aproveitar além de descontos, entrada facilitada, prestações baixas e prazo ampliado para pagamento das dívidas. Os interessados podem aderir a “Transação conforme a capacidade de pagamento para débitos do Simples Nacional”, em que são aceitos débitos do Simples Nacional inscritos em dívida ativa até 1º de agosto de 2024, ou a “Transação de pequeno valor para débitos do Simples Nacional”, para valores do Simples Nacional inscritos em dívida ativa até 1º de novembro de 2023. Fonte: Portal Contábeis.
Por João Silveira 2 de dezembro de 2024
Um novo estudo do Sebrae, realizado a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC/IBGE), revela que empresas formais têm rendimento médio três vezes maior que negócios sem CNPJ. O estudo aponta que, em 2023, os donos de pequenos negócios (MEI, micro e pequenas empresas, formalizados ou não-formalizados) tiveram um rendimento de R$ 3.602/mês, um incremento de 17% comparado com o mesmo período de 2021, quando o rendimento foi de R$ 2.699/mês. Já empreendedores que estão formalizados tiveram rendimento de R$ 5.741 mensais no mesmo período, o que representaria um incremento de 193%. O presidente do Sebrae, Décio Lima, lembra ainda que a formalização do empreendimento, seja como MEI, micro ou pequena empresa, assegura ao dono do pequeno negócio uma série de direitos, como: acesso a crédito, benefícios previdenciários, possibilidade de emissão de notas fiscais, participação em licitações e compras públicas, além da simplificação e redução da carga tributária. “Se o Simples Nacional deixasse de existir, 63% das empresas optantes por esse modelo de tributação seriam forçadas a ir para a informalidade ou reduziriam suas atividades, mostra um estudo do Sebrae. O Simples foi uma das mais importantes conquistas do país ao assegurar a cidadania de empreendedores e dos quase 50% da população que têm o sonho de serem donos do próprio negócio”, acrescenta. O levantamento aponta que, o rendimento médio que mais cresceu foi registrado no segmento da Agropecuária (12,9% acumulado), seguido pelo Comércio (11,3% acumulado), Construção (5,1% acumulado), Indústria (1,4% acumulado) e Serviços (variação de -1,3% acumulado). Com informações adaptadas Agência Sebrae Fonte: Portal Contábeis.
Por João Silveira 29 de novembro de 2024
Saiba como lidar com questões fiscais frequentes na maior temporada de vendas do ano e proteger sua empresa de penalidades.
Por João Silveira 27 de novembro de 2024
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Medida foi estabelecida pela Norma Regulamentadora Número 01 e passa a ser obrigatória em maio de 2025.
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A busca regular de notas fiscais emitida facilita uma apuração precisa de impostos e evita a incidência de fraudes, aponta especialista da Qive.
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Gecex-Camex aprova isenção de tarifas para 13 itens e cria novos ex-tarifários para equipamentos sem produção local, além de elevar tarifas para impulsionar indústria nacional.
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